A mobilidade urbana, soluções energéticas, a captação, o controle e a reciclagem de resíduos, a segurança e o monitoramento foram alguns dos serviços exibidos na feira da Smart City Expo World Congress, maior evento mundial de Cidades Inteligentes. A quarta edição do encontro, no final de novembro, em Barcelona, reuniu 10 mil participantes e 242 expositores, de 400 cidades.

O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) participou com quatro representantes: o diretor presidente, Sandro Vieira, o gestor de Comunicação, Ike Weber, e os executivos Roberto Marcelino e Gustavo Fanaya. Atentos à todas as novidades, obtiveram subsídios para enriquecer as discussões e o planejamento das cidades brasileiras.

“A internet das coisas, por exemplo, apareceu com muito destaque no evento por ser a base para as cidades inteligentes. Está presente no controle de tráfego e de vagas para estacionamento, na iluminação pública, no transporte e até na formação de uma nova cultura, para educar os cidadãos a não jogar lixo nas ruas e a limpar a sujeira de seus animais de estimação em áreas públicas”, disse o jornalista Ike Weber.

Observa também que a formação de cidades inteligentes depende da conexão de pessoas, de processos, de coisas e de dados. Segundo o jornalista, o compartilhamento é a chave para a inovação. “Estamos em uma era em que a competitividade se dá por outros processos, pela qualidade e capacidade de inovar, mas a informação e as experiências estão disponíveis para todos”.

Hoje, mais da metade da população vive em cidades, ambientes que movimentam 80% da economia mundial. “As cidades potencializam nossas possibilidades, por isso o sucesso está em reunir pessoas novas, criar coisas novas e trabalhar no caminho do empreendedorismo de impacto, de alto valor agregado”, afirma Sandro Vieira, do IBQP. Esclarece que "ser um empreendedor de alto impacto significa revolucionar a indústria e o ambiente de negócios, gerar renda e oportunidades de trabalho, permitir movimento e mobilidade social e ainda inspirar as gerações futuras".

A próxima edição do Smart City Expo World Congress já está marcada para novembro do ano que vem, também em Barcelona. A edição latino-americana do evento será em 2016, na cidade mexicana de Puebla.

Representantes do Paraná no Smart City Expo World Congress